No Dia do Jazz, as playlists da Refinaria

O dia hoje na Refinaria começou ao som de Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Miles Davis… Depois dos gigantes do jazz, partimos para maravilhas do jazz contemporâneo: Kamasi Washington, Amy Winehouse, Robert Glasper… Ainda não sabemos bem o que nos espera na terceira playlist, “Jazzinho no harém”, com nomes que evocam personagens do Antigo Testamento: Avishai, Avital, Omer. Essa é a nossa forma de homenagear o Dia Internacional do Jazz, celebrado hoje, 30 de abril. A curadoria é um presente do nosso André Massotti, que é designer gráfico, mas dá uma palhinha como “music branding designer”, pesquisando novas tendências do cenário musical.

A compulsão por montar listas de músicas foi crescendo desde que André chegou na Refinaria, há uns três anos. O passatempo preferido dele passou a ser entender o que combinava com o mood da equipe em diferentes momentos e hoje temos playlists dos mais diversos estilos e épocas, para dias de sol, dias de chuva, segundas, sextas, para quando vamos fazer um trabalho que exige muita concentração etc, num total de 41 listas e cerca de 4 mil músicas. E quase diariamente tem uma nova!

No caso do jazz, são três playlists, com aproximadamente 150 músicas. Associado à luta pela liberdade e a abolição da escravatura, o gênero é um dos mais expressivos do século 20 e foi criado nos Estados Unidos por descendentes dos negros escravizados, misturando influências africanas e europeias. Provavelmente é por isso que o jazz tocou e continua a tocar pessoas de todas as origens linguísticas, políticas e econômicas – é uma língua universal da paz, que ganha ainda mais expressão numa época de discórdia e divisão crescentes.

“Ouço jazz desde novo e, apesar de não ser nenhum estudioso do gênero, posso dizer que ele é muito rico, porque preza pela improvisação, aceita todos os tipos de instrumentos. Em 2014, estava curtindo música disco e um amigo me apresentou o disco árabe. Desde então, procuro por canções árabes de todos os estilos musicais e descobri o jazz sob as lentes de músicos do Oriente Médio”, conta André.

Quer conhecer as nossas playlists? Siga a gente no Spotify, tem sempre novidade por lá: https://open.spotify.com/user/fygkbc73jcynhnmbk3ktuxr0q. Nenhuma lista é definitiva – se você sentir falta de alguma música ou álbum, comente e amplie a seleção, vamos adorar! É só dar o play!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *