Refinaria Design

No Dia do Jazz, as playlists da Refinaria

Temos playlists dos mais diversos estilos e épocas, para dias de sol, dias de chuva, segundas, sextas, para quando vamos fazer um trabalho que exige muita concentração.

O dia 30 de abril na Refinaria começou ao som de Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Miles Davis… Depois dos gigantes do jazz, partimos para maravilhas do jazz contemporâneo: Kamasi Washington, Amy Winehouse, Robert Glasper… Ainda não sabemos bem o que nos espera na terceira playlist, “Jazzinho no harém”, com nomes que evocam personagens do Antigo Testamento: Avishai, Avital, Omer. Essa é a nossa forma de homenagear o Dia Internacional do Jazz. A curadoria é um presente do nosso eterno refinado André Massotti, que além de designer gráfico, dá uma palhinha como “music branding designer”, pesquisando novas tendências do cenário musical.

A compulsão por montar listas de músicas é uma mania deliciosa do André. Quando fazia parte da nossa equipe, o passatempo preferido dele era entender o que combinava com o mood da equipe em diferentes momentos e até hoje temos playlists dos mais diversos estilos e épocas, para dias de sol, dias de chuva, segundas, sextas, para quando vamos fazer um trabalho que exige muita concentração etc, num total de 41 listas e cerca de 4 mil músicas.

No caso do jazz, são três playlists, com aproximadamente 150 músicas. Associado à luta pela liberdade e a abolição da escravatura, o gênero é um dos mais expressivos do século 20 e foi criado nos Estados Unidos por descendentes dos negros escravizados, misturando influências africanas e europeias. Provavelmente é por isso que o jazz tocou e continua a tocar pessoas de todas as origens linguísticas, políticas e econômicas – é uma língua universal da paz, que ganha ainda mais expressão numa época de discórdia e divisão crescentes.

“Ouço jazz desde novo e, apesar de não ser nenhum estudioso do gênero, posso dizer que ele é muito rico, porque preza pela improvisação, aceita todos os tipos de instrumentos. Um dia estava curtindo música disco e um amigo me apresentou o disco árabe. Desde então, procuro por canções árabes de todos os estilos musicais e descobri o jazz sob as lentes de músicos do Oriente Médio”, conta André.

Quer conhecer as nossas playlists? Siga a gente no Spotify, tem sempre novidade por lá: https://open.spotify.com/user/fygkbc73jcynhnmbk3ktuxr0q. É só dar o play!

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download
download karbonn firmware
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free