Refinaria Design

Admirável Mundo Novo em um site de votação online

O que aprendemos com a experiência de criar um site de votação a nível nacional num tempo recorde.

Sim, muita gente troca os possíveis benefícios de se arriscar pela sensação de controle e segurança. Essa, definitivamente, não é a nossa praia. Cada projeto que chega com um desafio que nunca encaramos nos dá o gostinho de liberdade de caminhar por um (admirável) mundo novo. E no universo de possibilidades do desenvolvimento de sites, com recursos para criar diferentes dinâmicas de interação com o usuário, a Refinaria vem atendendo a demandas novas e altamente específicas e personalizadas. Um dos mais desafiantes cases foi o desenvolvimento de uma gigantesca plataforma de votação online, num prazo recorde.

O Bem Maior é um movimento liderado por empresários para incentivar a filantropia e apoiar financeiramente projetos sociais por todo o Brasil. E o site já passou por diversas etapas. A primeira foi a criação do site institucional, para apresentar a ideia para a sociedade. Depois, ele se tornou mais interativo, com a abertura de inscrições dos projetos sociais: mais de 4 mil organizações da sociedade civil e coletivos se inscreveram e 2.076 efetivamente cadastraram seus projetos num prazo de um mês.

A terceira etapa foi a criação da plataforma de votação online. Foram selecionados cem projetos sociais, de 11 linhas de atuação e de 27 estados do Brasil, que foram apresentados no site, cada um com um vídeo enviado pelas ONGs e coletivos, para a eleição popular. Bastava fazer um cadastro e votar em até 50 projetos (e os 50 eleitos receberam um apoio financeiro de R$ 100 mil cada).

“Trata-se de uma série de cruzamento de dados que não se encaixaria num modelo preexistente e customizável. Fizemos um diagrama de fluxo da mecânica de votação, pois eram tantas necessidades que nenhum sistema pronto que conhecemos ofereceria essa versatilidade”, explica o designer e desenvolvedor web Rafael Ortman, da Refinaria.

“Tivemos que finalizar o sistema de votação num prazo recorde, pois não poderíamos fazer isso enquanto não fossem selecionados os 100 projetos finalistas”, destaca a designer e sócia-fundadora da Refinaria, Valerie Tomsic, lembrando que atualmente o site está migrando para se tornar uma plataforma de projetos sociais, onde as organizações e coletivos poderão apresentar suas entregas de resultados.

Um dos maiores desafios foi a escalabilidade: o site precisava permitir um alto tráfego de pessoas navegando ao mesmo tempo e usando recursos de interatividade que exigem muito processamento. Na fase 3, o período de votação do público foi aberto e chegou a 200 mil votos.

O site do Movimento Bem Maior é um work in progress, acompanhamos a formação e o crescimento deles e a cada nova etapa de maturidade o site muda. Estamos sempre avançando juntos em termos de narrativa de comunicação, mas sem dúvidas a plataforma de votação online foi um desafio incrível, por permitir que tantas pessoas escolhessem os projetos que seriam beneficiados pelo edital. É uma forma de se fazer democracia e de chamar a participação popular em projetos de impacto local.

Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download lenevo firmware
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=