Admiráveis desafios novos

Sim, muita gente troca os possíveis benefícios de se arriscar pela sensação de controle e segurança. Essa, definitivamente, não é a nossa praia. Cada projeto que chega com um desafio que nunca encaramos nos dá o gostinho de liberdade de caminhar por um (admirável) mundo novo. E no universo de possibilidades do desenvolvimento de sites, com recursos para criar diferentes dinâmicas de interação com o usuário, a Refinaria vem atendendo a demandas novas e altamente específicas e personalizadas. O mais recente e desafiante case foi o desenvolvimento do site do Movimento Bem Maior, com a criação de uma gigantesca plataforma de votação online, num prazo recorde.

Para quem não acompanhou, vale ressaltar que o desenvolvimento do site passou por várias etapas. A primeira foi a criação do site institucional, para apresentar o Bem Maior, um movimento liderado por empresários para incentivar a filantropia e apoiar financeiramente projetos sociais por todo o Brasil. Depois, ele se tornou mais interativo, com a abertura de inscrições dos projetos sociais: mais de 4 mil organizações da sociedade civil e coletivos se inscreveram e 2.076 efetivamente cadastraram seus projetos num prazo de um mês.

A terceira etapa foi a criação da plataforma de votação online. Foram selecionados cem projetos sociais, de 11 linhas de atuação e de 27 estados do Brasil, que agora são apresentados no site, cada um com um vídeo enviado pelas ONGs e coletivos, para a eleição popular. Basta fazer um cadastro e votar em até 50 projetos (serão eleitos 50 para receber um apoio financeiro de R$ 100 mil cada).

“Trata-se de uma série de cruzamento de dados que não se encaixaria num modelo preexistente e customizável. Fizemos um diagrama de fluxo da mecânica de votação, pois eram tantas necessidades que nenhum sistema pronto que conhecemos ofereceria essa versatilidade”, explicam o analista de sistemas Gabriel Gomes e o designer e desenvolvedor web Rafael Ortman, da Refinaria.

“Tivemos que finalizar o sistema de votação num prazo recorde, pois não poderíamos fazer isso enquanto não fossem selecionados os 100 projetos finalistas”, destaca a designer e sócia-fundadora da Refinaria, Valerie Tomsic, lembrando que a quarta etapa será a de transformar o site numa plataforma de projetos sociais, onde as organizações e coletivos poderão apresentar suas entregas de resultados.

Um dos maiores desafios foi a escalabilidade: o site precisava permitir um alto tráfego de pessoas navegando ao mesmo tempo e usando recursos de interatividade que exigem muito processamento. Na fase 3, o período de votação do público foi aberto na última segunda-feira, dia 8, e se encerra no próximo domingo, com expectativa de chegar a 200 mil votos até o fim do prazo.

O site do Movimento Bem Maior é um projeto coletivo, com identidade visual da Trip Editora, sistema de gerenciamento de editais e de inscrição de projetos do Instituto Phi em parceria com a Asap e desenvolvimento do sistema (back-end e front-end) da Refinaria Design – tanto do front-end (a interface frontal do site, a parte da aplicação que interage diretamente com o usuário) quanto do back-end (a parte de “trás” da aplicação, a lógica de integração do banco de dados com a interface).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *