Refinaria Design

O design na transformação social

É necessário ter um papel ativo para contribuir por uma sociedade mais justa e por isso escolhemos o combate à desigualdade como tema que merece nossos olhares e desde 2009 iniciamos nossa trajetória de responsabilidade social.

Somos designers. Nada do que é humano nos é indiferente.  Brincando com a frase usada pelo corpo de bombeiros (aliás, as vezes também apagamos incêndios), podemos dizer que existem mil motivações para se trabalhar, mas é indescritível quando a mobilização é direcionada a causas sociais.

Partindo dessa premissa e com a consciência de que é necessário ter um papel ativo para contribuir por uma sociedade mais justa, escolhemos o combate à desigualdade como tema que merece nossos olhares e desde 2009 iniciamos nossa trajetória de responsabilidade social.

Acreditamos que o trabalho voluntário, para dar certo, precisa juntar a fome com a vontade de comer. Desde sempre entendemos que o que nos alimenta e nos dá prazer é fazer design e que a melhor maneira de contribuir voluntariamente é oferecendo o que temos de melhor.

Foi assim que, em 2009, iniciamos nossa parceria com a Fundação Gol de Letra, fazendo o Relatório Anual da Instituição. Dessa forma, pudemos acompanhar de perto todo o trabalho realizado por eles no Rio de Janeiro e em São Paulo e isso fez toda a diferença. Com essa experiência confirmamos que o trabalho para instituições sociais não tem volta. É necessário e queremos ampliar cada vez mais nossa atuação nessa área.

Também trabalhamos para diversas instituições que valem a pena conhecer por fazerem trabalhos extremamente relevantes e fundamentais. Veja aqui todo nosso repertório de projetos nessa área!

Há também dentro do design uma especialização chamada Design Social que é um processo que contribui para melhorar o bem-estar humano e dos meios de subsistência de algumas comunidades. Normalmente num projeto de design social é necessário que os atores que sofrem com problemas e contextos estejam envolvidos no processo e sejam parte da criação e das decisões de forma a se apropriarem da solução desenvolvida. Existem inúmeros exemplos desse tipo de atuação que vale a pena conhecer e isso só mostra como o design pode mudar o mundo para melhor.

Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course
download lava firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course