Refinaria Design

Design estratégico para todos

Por uma defasagem histórica que tem raízes culturais e econômicas, o design no Brasil por muito tempo foi subestimado como oportunidade estratégica. Mas as empresas estão descobrindo como incorporá-lo às suas estruturas fazendo uso de sua potencialidade como ferramenta para melhorar sistemas e performances.

O design cada vez mais se distancia da noção de uma atividade que produz apenas soluções estéticas. Está nosso DNA a análise de processos e objetivos, tornando-se uma ferramenta poderosa para empresas que buscam inovar e se destacar no mercado. Criar, desenvolver e otimizar produtos e serviços que visam encantar o cliente é a nossa expertise.

Por uma defasagem histórica que tem raízes culturais e econômicas, o design no Brasil por muito tempo foi subestimado como oportunidade estratégica. Mas aos poucos, as empresas estão descobrindo como incorporá-lo às suas estruturas fazendo uso de sua potencialidade como ferramenta para melhorar sistemas e performances.

O objetivo do uso do design estratégico é a criação de produtos e mensagens inovadoras. Isto associado a um design centrado no usuário é capaz de gerar soluções diferenciadas em um cenário profundamente impactado pela tecnologia onde os consumidores estão cada vez mais esclarecidos. Adotando o design como ferramenta de gestão, as empresas têm uma arma capaz de torná-las referência de mercado.

E como incorporar o design na sua gestão?

Pode ser de duas formas: incorporando designers nas estruturas organizacionais ou contratando consultorias externas de empresas de design. O design é uma profissão capaz de articular e conectar diversas pontas e especialidades já que é uma atividade interdisciplinar e com uma metodologia que favorece a inovação. Está em sua base buscar a solução de problemas sempre focando na excelência (experiências enriquecedoras), na autonomia (permitir o indivíduo fácil integração e manuseio) e na criatividade. Nossos processos são sempre sistemáticos, lógicos e ordenados, fruto do surgimento da nossa profissão na era industrial. Esse é o nosso diferencial.

O que pode acontecer quando usamos o design estratégico?

Muita coisa boa! Lá vai uma lista:

  • Mais qualidade. O design favorece a demanda de produtos renovados, melhora a qualidade, é responsável pelo incremento de valores formais, funcionais, estéticos e culturais do consumidor. Como consequência, favorece o marketing intercultural e a internacionalização da marca.
  • Mais desenvolvimento. O design promove melhorias no desempenho dos produtos e reduz custos, aumentando a margem de lucro. Bem aplicado, contribui com o desenvolvimento geral dos serviços. É ainda capaz de revitalizar uma região ou uma cidade.
  • Mais soluções. O design proporciona multiplicidade de soluções, afeta as estruturas de produção, a oferta de emprego e a evolução social.
  • Mais inovação. O design participa da inovação e transfere tecnologia (novos materiais e novas técnicas) do setor produtivo para a sociedade. Otimiza o reconhecimento social da tecnologia, ajudando a lançar novos produtos e a estimular a inovação empresarial.
  • Mais exportações. A competitividade econômica de um país está vinculada a sua capacidade de inovação e de pesquisa. As patentes e a proteção de marca dependem das operações de design. Logo, o design favorece a exportação e interfere positivamente a balança comercial, oferecendo produtos diferenciados e mais sofisticados tecnicamente.
  • Mais equilíbrio. O design é uma atividade regida por interesses comerciais e políticos. Os designers estão sujeitos às ideias da sociedade em que vivem. O valor social do design faz parte da ética profissional. O design contribui para o equilíbrio social com soluções pensadas para a coletividade (escolas, hospitais e equipamentos urbanos). O design concretiza as aspirações humanas.
  • Mais sustentável. A racionalização do processo produtivo é aperfeiçoada pelo uso design, que se utiliza das tecnologias disponíveis para simplificar processos, reduzindo o número de peças, etapas e o consumo de matérias primas.
  • Menos ruídos. Facilitação da venda dos produtos, otimização e diferenciação da mensagem da empresa e do produto (comunicação, publicidade, marca, embalagem, expositores, meios de transporte, instruções de uso, serviços, etc.).

Como uma consultoria em design estratégico funciona?

  • Produz diagnósticos com base em investigação da situação atual da empresa com o intuito de identificar falhas, análise dos aspectos positivos e negativos (de produtos, da comunicação do produto e da imagem corporativa) e avaliação da concorrência.
  • Oferece soluções para pôr em prática a estratégia desenvolvida levando em conta a fonte dos recursos operacionais, de pessoal e financeiros.
  • Desenha um cronograma que contemple todas as necessidades da empresa que irá envolver todas as áreas e etapas do projeto.
  • Assegura a efetividade do projeto auxiliando na determinação dos objetivos, na transferência de informação entre os diferentes departamentos, no controle da qualidade para homogeneizar os resultados e na avaliação dos diversos elementos que compõem o processo como um todo.

Porque a Refinaria Design? 

Para começar, temos uma equipe compromissada com a inovação e o conhecimento e estimulamos a busca constante por novas tecnologias e saberes. É uma premissa para integrar nosso time ter a formação em design. Também, somos empreendedoras desde 1996. Ter empresa no Brasil é um desafio enorme e também uma experiência ampla. Nos especializamos na análise e resolução de problemas, construindo uma rede de apoio e parcerias potencializadoras. Temos a capacidade de desenvolver e perceber propósitos e estratégias para diversos fins e geramos ideias para aumentar a qualidade e reduzir os custos o tempo todo. Nossa vivência com diversos tipos de clientes também nos fornece uma compreensão aprofundada de disciplinas como marketing, finanças, gerenciamento e estratégia organizacional, além de nos oferecer uma visão global sob diversos panoramas.

Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download micromax firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free