Refinaria Design

A importância do Manual de Marca

Porque o manual é tão importante e o quanto ele é fundamental para garantir a fixação e perenidade da marca.

No nosso post anterior, explicamos os termos que envolvem projetos de identidade visual. O que não contamos é que um bom projeto de identidade visual é concluído com um manual de marca. Veja aqui porque o manual é tão importante e o quanto ele é fundamental para garantir a fixação e perenidade da marca.

O QUE TEM NO MANUAL?

São previstas as aplicações da logo com e sem tagline (se for o caso), em tons de cinza, preto e branco, redução mínima, distanciamento mínimo da marca com outros elementos, aplicação sobre fundos e exemplos do que não fazer com ela. Também precisamos indicar no manual a tipologia escolhida (primária, secundária, de sistema e para uso digital), a paleta de cores primária e secundária (Pantone, CMYK, RGB) e as estampas que derivam da logo. Em alguns casos, também entram no manual as aplicações da identidade visual na papelaria básica (cartão de visita, papel de carta, envelope, adesivo e assinatura de e-mail).

PORQUE É PRECISO TER REGRAS?

O manual de marca é a maior autoridade numa identidade visual. Quando ele existe, a marca fica protegida de aplicações distorcidas que podem prejudicar a sua reputação. O que não está contemplado no manual não deve ser feito. Ele serve tanto para informar quanto para justificar um ajuste nessas aplicações que saem do controle. É uma forma criada para que a marca e suas derivações nunca sejam impressas ou divulgadas de maneira diferente da original.

A MARCA É DO MUNDO

Fazemos marcas para que elas sejam do mundo. Queremos que todos se apropriem dela. Quanto mais conhecidas e lembradas, melhor. Porém, quanto mais conhecida é a marca, maior o risco de interferência sobre ela. Isso é perigoso.

O MANUAL OTIMIZA O TEMPO

Ao definir de uma só vez o que pode e o que não pode ser feito na reprodução da marca, e quando as bases da identidade visual são acordadas no manual, as peças gráficas da marca podem ser produzidas com mais agilidade.

O VALOR DA REPETIÇÃO

É muito comum depois de um tempo o cliente “enjoar” de suas cores institucionais. A menos que seja uma marca que lance coleções regularmente, a identidade visual de uma empresa, instituição ou produto precisa ser repetitiva. É importante entender que, no uso a longo prazo, sua reputação é construída – e é no respeito ao manual e suas regras que a marca oferece segurança e conforto e se torna um ativo.

COMO VARIAR SEM PERDER A ESSÊNCIA

Para evitar que a marca fique ultrapassada ou que suas aplicações se tornem monótonas, a dica é lançar anualmente um enxoval de peças de comunicação que dão suporte à marca sem desrespeitar a sua essência. Você pode repensar o design do e-mail marketing, dos posts nas redes sociais, da folheteria, dos cartazes, jornais murais e, assim, oxigenar sua comunicação e a forma como conversa com seus clientes. É nas aplicações que você pode mostrar o quanto consegue inovar. Mas sem perder a essência da sua marca!

JUNTO COM O MANUAL, AS EXTENSÕES

O manual da marca, deve vir acompanhado de todos os arquivos da logo e das estampas em diferentes formatos, como: ai, eps, jpg, png, tiff. O cliente precisa ter autonomia para dar vida à sua marca. É necessário, também, que ele tenha à mão os arquivos para utilizar ou enviar sempre que for necessário. Dessa forma podemos fazer a marca voar!

Preparamos aqui um Painel com Manuais de Marca incríveis para você se inspirar!

Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
online free course
download samsung firmware
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download